Depois de três dias de debates, pauta de reivindicações dos bancários está definida

CAMPANHA NACIONAL 2016

Os 633 delegados e delegadas presentes à 18ª Conferência Nacional dos Bancários aprovaram neste domingo (31), em São Paulo, a pauta geral de reivindicações da categoria para as negociações da Campanha Nacional 2016 com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

São reivindicações que tratam de emprego, saúde, segurança, condições de trabalho, remuneração e organização de luta, resultado de debate que se deu no seminário sobre sistema financeiro e sociedade e no interior dos grupos temáticos, tendo como base propostas encaminhadas por bancários de todo o país. O fórum teve início na sexta (29).

As principais delas são fim do assédio moral, mais segurança, manutenção do emprego e mais contratações, índice de reajuste de 5% acima da inflação (projetada em 9,31%) e PLR de três salários mais valor fixo adicional, além da manutenção da unidade na luta entre bancários de bancos públicos e privados contra as investidas do governo Temer para retirar direitos trabalhistas.

O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, convoca os bancários à luta. “A partir de agora, vamos mobilizar todos os bancários e as bancárias para que tenhamos mais uma campanha vitoriosa em 2016”, enfatizou. Representando Brasília, 34 delegados eleitos, entre os quais 17 delegadas, participaram da 18ª Conferência Nacional.

Emprego

Diante dos números de que os bancos seguem lucrando à revelia da crise, os bancários vão intensificar a luta pela geração de vagas, manutenção de postos de trabalho e pelo fim da rotatividade, uma das principais preocupações. Além disso, promoção da igualdade de oportunidade para todos e todas, com fim das discriminações na contratação, nos salários e na ascensão profissional de mulheres, negros, LGBTS e Pessoas com Deficiência (PCDs) também será uma frente de mobilização.

O combate à terceirização sem limites também é uma bandeira de luta da categoria. Para avançar nessa causa, será reivindicada a criação de uma comissão bipartite, com participação dos sindicatos e dos bancos, para discutir o tema, com a suspensão de todos os projetos que terceirizam serviços.

Remuneração

Em relação à remuneração, os bancários aprovaram reivindicar o piso salarial nacional, de R$ 3.940, 24, a reposição da inflação do período mais 5% de aumento, totalizando um índice de 14,78%, a incidir sobre todas as verbas de natureza salarial. Para a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), vão cobrar o pagamento de três salários mais valor fixo.

Saúde e segurança

Estão na pauta a melhoria nos programas de retorno ao trabalho, participação dos trabalhadores e dos sindicatos nas questões de saúde, além do acesso a informações retidas pelos bancos.

O combate ao assédio moral e assédio sexual está entre as principais reivindicações, assim como a questão das metas, que interferem na saúde do trabalhador.

Em relação à segurança, os bancários reforçaram a necessidade de portas giratórias nas agências, já que muitas ainda não possuem o item de segurança. A instalação de biombos nos caixas eletrônicos e o fim das guardas das chaves pelos trabalhadores também estão na minuta aprovada.

Agências digitais

Na pauta também constarão reivindicações específicas sobre as agências digitais e sobre novas tecnologias. Relativamente novo no setor bancário, o tema contém muitos aspectos a serem regulamentados.

Início das negociações

De acordo com representantes do Comando Nacional, a pauta será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em reunião marcada para o dia 9 de agosto, quando será proposto um calendário para as negociações. A data-base da categoria é 1º de setembro.

BB, Caixa e BRB

As pautas específicas dos bancários do BB e da Caixa já foram definidas nos respectivos congressos, realizados em junho também em São Paulo, e têm sua entrega prevista também para o dia 9. Os bancários do BRB vão aprovar sua pauta de reivindicações em seminário que o Sindicato promoverá em agosto.

Renato Alves
Do Seeb Brasília