Sindicato pressiona deputados a votarem contra PLP 268

Nesta segunda (20), a ordem é pressionar os deputados federais a votarem contra o PLP 268/2016, que reduz a participação dos trabalhadores na gestão dos fundos de pensão de empresas e órgãos públicos.

Para tanto, representantes dos movimentos sindicais, incluindo o Sindicato dos Bancários, ocupam o Congresso e, por meio da hashtag #Contra PLP268, fizeram manifestações nas redes sociais. A ideia surgiu durante o 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizada entre os dias 17 e 19, em São Paulo.

“Estamos aqui no Congresso para pressionar os parlamentares a barrarem este projeto. Mais uma investida deste governo ilegítimo, a matéria representa uma grande perda para os trabalhadores brasileiros”, destaca o diretor do Sindicato, Rafael Zanon.

Regime de urgência

Depois de aprovado no Senado, o projeto tramita em regime de urgência na Câmara. Caso seja aprovado irá retirar direitos dos participantes dos fundos, beneficiando bancos e seguradoras. A proposta também limita a participação dos associados nos conselhos fiscais e deliberativos nos fundos de pensão de estatais brasileiras.