Câmara aprova parecer pela cassação de Cunha. Ainda cabe recurso

Após oito meses de análise, o Conselho de Ética aprovou, por 11 votos a 9, o parecer que pede a cassação do mandato do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar. A decisão, ocorrida nesta terça (14), será encaminhada para votação no plenário da Casa.

Acatado pelos deputados, o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) afirma que Cunha quebrou o decoro ao mentir, durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, sobre a posse de contas secretas no exterior. Segundo o relatório, o peemedebista usou as contas para ocultar patrimônio mantido fora do país e receber propina de contratos da Petrobras.

Cunha afirma que vai recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para reverter a decisão, pois não há provas contra ele. Já o deputado relator ressaltou que, para conhecer as provas, basta olhar o processo. Afirmou, ainda, que esse é o maior escândalo que o plenário da Câmara já julgou.

Novos desvios

Na semana passada, Cunha sofreu mais uma denúncia da Procuradoria-Geral da República por suposto envolvimento em desvios nas obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Cunha também tem uma notificação de multa de R$ 1,13 milhão do Banco Central por não ter declarado à Receita Federal os recursos no exterior.

Próximos passos

O prazo para recurso é de cinco dias úteis, a partir da publicação do resultado no "Diário Oficial da Câmara". Após esse prazo, o processo será votado no plenário da Câmara. A cassação só será definitiva por meio do voto de ao menos 257 dos 512 deputados.

Cunha pode levar ao plenário um projeto de resolução, e não o parecer do Conselho, que admite emendas que podem livrá-lo da cassação. A CCJ vai decidir se isso é possível, o que deve ocorrer após duas sessões.

A favor da cassação
Marcos Rogério (DEM-RO), relator do processo
Sandro Alex (PSD-PR)
Paulo Azi (DEM-BA)