Sindicato busca esclarecimentos sobre novo modelo de atendimento do BRB

O Sindicato se reuniu com o BRB nesta quarta-feira (15) para buscar esclarecimentos sobre o novo modelo de atendimento e seus impactos na vida dos funcionários do banco.

No encontro, representando a instituição financeira, estiveram presentes os diretores Dario Osvaldo, de Crédito, a cargo de quem ficou a condução do estudo que culminou com as alterações previstas; Cristiane Bukowitz,  de Pessoal; os superintendentes de Clientes, André Perezino, e de Pessoas, Cynthia Freitas, além de gerentes de área também envolvidos com os estudos e desdobramentos que as mudanças provocarão.

Resumidamente, o banco afirmou que ninguém sofrerá nenhuma perda. Todos os detentores de funções - gerentes de negócios, gerentes de expedientes, gerentes administrativos, caixas e orientadores de autoatendimento - terão sua remuneração preservada. O banco afirmou, porém, que movimentações ocorrerão, mas mantendo-se a função.

Segundo o BRB, haverá um número ainda não definido de gerentes de negócio que se tornarão gerentes plenos, ainda também sem definição de como será feita essa promoção. Gerentes de negócio seniores lotados nas agências terão a opção de migrarem para grupos de trabalho em formação no âmbito da Gered (Gerência de Rede), preservando sua função, e, ainda, aqueles funcionários que estão inscritos no PDV permanecerão em suas unidades até que sejam desligados do banco, independentemente da entrada em vigor das alterações, prevista para o dia 1º próximo.

“O Sindicato preparará um comunicado mais detalhado com as diversas dúvidas levantadas e esclarecidas pelo banco o mais breve possível. Mas é importante ressaltar que não haverá prejuízo financeiro para ninguém, o que já é um ganho, considerando que mudanças deste porte em outros bancos sempre geraram traumas para os trabalhadores”, adianta o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio.

Entrega da declaração do IR

Na reunião, o banco afirmou que já retificou a solicitação sobre necessidade de entrega da declaração de renda, facultando ao empregado a entrega da declaração completa, porém determinando que a declaração de bens deve ser feita, visto se tratar de uma exigência legal.

Audiência pública sobre o Pelo 35/2016

O Sindicato voltou a cobrar do BRB empenho em ajudar na mobilização dos funcionários para que compareçam à Câmara Legislativa no próximo dia 24 de junho, às 19h, quando ocorrerá nova audiência pública para debater o Pelo 35/2016 da deputada Telma Rufino.

A direção do banco afirmou que está empenhada nesta mobilização. “O Sindicato volta a cobrar a presença de todos nesta audiência, visto que o resultado do trâmite deste projeto pode acarretar dificuldades para o banco. Estamos mais uma vez preparando cartazes, faixas, adesivos e mais camisetas para o evento. Todos devem comparecer, é o futuro do banco que está em jogo”, finaliza Cristiano.

Também estiveram presentes na reunião o diretor do Sindicato Daniel de Oliveira e o diretor da Fetec-CUT/CN André Nepomuceno.