Em defesa dos fundos de pensão, Sindicato convoca trabalhadores para ato contra PLP 268

O Sindicato convoca as trabalhadoras e trabalhadores para mobilização nesta terça (14), a partir das 12h, no anexo IV, e às 15h, no Salão Verde da Câmara dos Deputados, contra a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 268/16, que retira direitos de representação dos participantes dos fundos de pensão na gestão dos seus próprios recursos.

O ato, promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, visa pressionar o Congresso Nacional para barrar a aprovação desta medida nociva aos trabalhadores. Na semana passada, os parlamentares aprovaram o requerimento de urgência para apreciação do PLP 268.

“Vamos intensificar e reforçar a luta para coibir a retirada de direitos e não vamos permitir o fim da gestão paritária, que destrói a representação dos trabalhadores nos fundos de pensão”, enfatiza Rafael Zanon, que é diretor do Sindicato e conselheiro deliberativo eleito da Previ, o fundo de pensão do funcionalismo do Banco do Brasil.

O PLP 268 altera a lei complementar nº 108, além de eliminar a eleição de diretores das entidades que são patrocinadas por empresas e órgãos públicos, também reduz a um terço a representação dos participantes (trabalhadores) nos conselhos Deliberativo e Fiscal. De acordo com o texto, as vagas tiradas dos verdadeiros donos dos fundos de pensão serão entregues a conselheiros “independentes” e a diretores contratados no mercado por “empresas especializadas”.

Venha participar

Trabalhadores, participem das panfletagens nos gabinetes dos deputados. Vamos dizer NÃO a mais uma tentativa de perda de direitos e mais retrocessos. NÃO ao PLP 268/16. Juntos, somos mais fortes!

Mariluce Fernandes