Bancários do Itaú apontam prioridades em reunião do GT de Saúde e Condições de Trabalho

Em encontro realizado na quinta-feira (9) na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, os integrantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú destacaram as principais questões que afetam os bancários durante a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde e Condições de Trabalho. O Sindicato dos Bancários de Brasília participou da reunião.

Questões como a gestão do departamento de saúde ocupacional e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além dos problemas decorrentes desses temas, foram discutidas no encontro.

De acordo com a secretária de Assuntos Parlamentares do Sindicato e integrante da COE do Itaú, Louraci Morais, os funcionários do banco têm enfrentado dificuldades até mesmo para entregar a documentação para afastamento e licença médica.

“Hoje, os trabalhadores precisam entregar os documentos para o gestor e é justamente aí que os problemas se encontram. Cobramos do banco uma solução alternativa para que a documentação seja apresentada sem extravio e, consequentemente, sem penalidade aos bancários”, afirmou Louraci, que representou a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) na reunião.

Plano de comunicação

Representantes do banco ficaram de apresentar nos próximos encontros um plano de comunicação. Quanto à solicitação de canal alternativo de comunicação para o bancário, o banco ficou de analisar.

Reembolso e adiantamento emergencial

Os representantes dos trabalhadores cobraram explicações do banco quanto ao requerimento de adiantamento emergencial de salário de benefício previdenciário e autorização de reembolso. O documento mescla duas cláusulas importantes da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT): a cláusula 28, que se refere à complementação de auxílio-doença previdenciário e auxílio-doença acidentário; e a cláusula 62, que trata do adiantamento emergencial de salário nos períodos transitórios especiais de afastamento por doença.

Da Redação, com informações da Contraf-CUT