Encontro Nacional: emprego é prioridade para bancários do HSBC

Manutenção do emprego. Esta foi a principal resolução dos bancários do HSBC durante o Encontro Nacional dos Funcionários dos Bancos Privados, realizado terça (7) e quarta-feira (8), em São Paulo, para debater os assuntos relacionados às bandeiras de luta da categoria bancária e construir uma minuta representativa para a Campanha Nacional Unificada deste ano.

A aquisição de 100% do capital social do HSBC Brasil pelo Bradesco, em agosto do ano passado, teve reflexo imediato na vida dos funcionários. “Sobrecarregados por conta do número reduzido de bancários, em função das demissões, os funcionários estão adoecendo”, observa o diretor do Sindicato Paulo Frazão, que participou do encontro.

“Por isso, nossa prioridade é garantir o emprego dos trabalhadores, e dar um basta nesta política de demissões imotivadas”, reforça o diretor do Sindicato, enfatizando que somente nos três primeiros meses deste ano, enquanto o banco acumulava um lucro líquido ajustado de R$ 4,113 bilhões, foram cortados 1.466 postos de trabalho em todo o Brasil. O número de agências também foi reduzido. Em comparação com março de 2015, são 152 unidades a menos.

Frazão, que também é funcionário do HSBC, acrescenta: “Nossa prioridade só pode ser emprego. Neste período de dúvidas quanto ao futuro, temos de garantir que não haja demissões em massa para depois avançar nas negociações de direitos”.

Os 82 delegados presentes ao encontro -- 63 bancários e 19 bancárias --, se dividiram em três grupos de trabalho. Eles discutiram remuneração, emprego, saúde e condições de trabalho.

Conquistas específicas

“Os trabalhadores presentes no Encontro Nacional também alertaram para a necessidade de luta pela manutenção das conquistas específicas dos funcionários do HSBC, como a bolsa-educação, o parcelamento de férias e planos de saúde”, ressalta o diretor do Sindicato Raimundo Dantas, também funcionário do HSBC.

Mariluce Fernandes