Jacy Afonso é eleito para o Comitê Gestor do Conselhão da Presidência

O mais votado entre os seis conselheiros eleitos, o bancário do BB e secretário nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso, passou a integrar o Comitê Gestor do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República.  Ele é um dos dois representantes dos trabalhadores indicados pelos próprios conselheiros para coordenar os trabalhos do órgão criado por Lula em 2003 para formular propostas de políticas públicas e diretrizes para desenvolvimento econômico e social do país.

A eleição do Comitê Gestor ocorreu no dia 30 de agosto, tendo sido indicados também Jackson Schneider (Embraer) e Humberto Mota (Associação das Empresas Concessionárias dos Aeroportos), ambos do setor empresarial; os professores Sérgio Haddad (Ação Educativa) e Tânia Bacelar (UFPE), representantes do Terceiro Setor, e Jorge Nazareno (Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco).

O Comitê Gestor, além de assegurar o efetivo funcionamento do Conselhão, possibilitando a interlocução do Governo com os vários setores sociais, também acompanha e dissemina os resultados do órgão.