Parabéns, bancários (as)!

Há exatamente 60 anos, nascia o Dia do Bancário. Sessenta décadas depois, a categoria se mostra uma das mais unidas na luta de classe organizada. Na defesa de melhores salários e condições de vida, os bancários e as bancárias não se intimidam frente aos banqueiros e ao capitalismo selvagem e, a cada greve, a cada marcha, constroem um sistema menos áspero para a categoria. Pela vontade incansável de conquistar um mundo mais justo e igualitário, neste 28 de agosto, a CUT-DF parabeniza os bancários e as bancárias do DF e de todo o Brasil.

“Nenhum direito dos trabalhadores do ramo financeiro foi concedido por benesse das instituições financeiras. Os novos colegas bancários precisam saber que não existem ganhos sem luta. Todos estão de parabéns por integrar uma das categorias mais aguerridas do país”, avalia o presidente da CUT-DF, Rodrigo Britto, bancário que também preside o Sindicato dos Bancários de Brasília.

A data em que se comemora o Dia do Bancário também lembra o início de uma das greves mais importantes da categoria. Em 1951, os bancários realizaram 69 dias de movimento paredista. O momento era totalmente hostil para a manifestação, pois foi o primeiro a contrariar o Decreto 9.070 da ditadura do Estado Novo, que proibia greves e amordaçava o movimento sindical dos trabalhadores. Mesmo assim, a categoria permaneceu firme na decisão de suspender os trabalhos em defesa de reajuste salarial de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A categoria só retornou ao trabalho após a Justiça conceder 31% de reajuste, pondo fim à paralisação.

Sessenta anos depois, a categoria permanece fiel à valorização da mão de obra da classe trabalhadora e não se intimida frente a qualquer sistema político. Em 2012, bancários e bancárias mais uma vez vão às ruas, agora com a Campanha Salarial “Chega de truques, banqueiro!”. Neste ano, a pauta de reivindicações abrange, entre outros pontos, reajuste salarial de 10,25% (reposição da inflação mais 5% de aumento real); piso salarial de R$ 2.416,38 (salário mínimo do Dieese); PLR de três salários mais R$ 4.961,25 fixos e Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários.