CUT completa 29 anos consolidada como a maior central sindical do país

Nesta terça-feira (28) Central Única dos Trabalhadores completa 29 anos, consolidando-se como a maior central sindical do país e uma das maiores do mundo.

Nascida sob a ótica da construção de uma sociedade socialista, a CUT tem como objetivo fundamental organizar, representar sindicalmente e dirigir, numa perspectiva classista, a luta dos trabalhadores brasileiros da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e aposentados, na defesa dos seus interesses imediatos e históricos.

Assim, falar sobre esses 29 anos de existência é reafirmar a luta pelo fortalecimento da democracia, do desenvolvimento com distribuição de renda e da valorização do trabalho no Brasil.

Todo esse período foi marcado por muitas lutas e conquistas em favor da classe trabalhadora. Em sua atuação sindical, a Central sempre defendeu a liberdade de organização e de expressão, e se orientou por preceitos de solidariedade. A luta pela universalização dos direitos foi reafirmada ao longo do tempo com a participação ativa da CUT na construção de políticas públicas e afirmativas de vários setores e segmentos da sociedade.

Seu nascimento foi fruto de uma ampla mobilização sindical/social que começou no final da década de 70 e início dos anos 80, e foi considerado um aguerrido enfrentamento à ditadura militar, que começava a dar seus primeiros sinais de enfraquecimento. Hoje a Central é uma entidade consolidada e respeitada pelas suas ações em favor de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

Durante todos esses 29 anos de lutas e conquistas para a classe trabalhadora, a CUT sempre figurou como protagonista nos episódios que marcaram a história do Brasil, como a Campanha pelas Eleições Diretas Já!; a luta pela participação dos trabalhadores na Assembleia Nacional Constituinte de 1988; o impeachment de Fernando Collor de Mello; a luta contra o modelo neoliberal; as privatizações e o desmonte do Estado; a campanha vitoriosa que elegeu pela primeira vez um operário como presidente do Brasil, entre outros importantes capítulos da história recente do país.

Nesta terça-feira, a Central Única comemora importantes vitórias em suas reivindicações históricas; ao mesmo tempo em que novos desafios surgem na sua pauta, como a luta pela unidade da classe trabalhadora - com todo poder aos sindicatos -, a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável centrada no trabalho e a ampliação de políticas públicas com maior controle social sobre o Estado.

A passagem dessa data histórica para o movimento sindical brasileiro deve ser motivo de orgulho para todos aqueles que ajudaram a construir a democracia e a liberdade no país.

Parabéns a todos que ajudaram a construir essa bela história de luta.

Todo Poder aos Sindicatos!
Somos Fortes, somos CUT!

Powered by the best online poker sites
Friday the 3rd.