Encontro em Formosa mobiliza categoria do Entorno Norte para campanha salarial

O encontro de confraternização que reuniu neste sábado (25) quase 150 bancários de Planaltina e Formosa demonstrou que a  categoria dos municípios do Entorno Norte do Distrito Federal está mobilizada para defender suas reivindicações na campanha salarial deste ano.

Convocada pela diretoria do Sintraf-Ride, a reunião foi realizada na AABB-Formosa. Serviu para os trabalhadores do ramo financeiro reafirmarem, além de sua disposição de luta, o apoio à entidade, criada há pouco mais de um ano e quatro meses pela vontade dos trabalhadores da região do Entorno.“Esse comparecimento mostra a importância da nossa entidade, que surgiu em abril de 2011 exatamente pela falta de uma entidade representativa presente permanentemente na luta na região”, disse Clever Bomfim, presidente do Sintraf-Ride, fazendo referência à histórica omissão do sindicato sediado em Goiânia que se dizia representante da categoria.

O presidente adiantou que marcará logo um encontro similar para reunir os bancários do Entorno Sul (Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental e outros municípios da região), dando continuidade à organização para um possível recrudescimento da campanha deste ano.

Vários diretores, após a abertura feita por Clever Bomfim, fizeram relatos sobre o andamento das negociações com a Fenaban em relação à pauta unificada e com os bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa e BRB) no que diz respeito às reivindicações específicas. Estiveram presentes os diretores do Sintraf-Ride Christiane Rodrigues (BB), Luciana de Deus (Caixa) e Rodrigo Camilo (BRB).

Também fizeram relatos sobre a mobilização da categoria os dirigentes da Fetec-CUT/Centro Norte, federação à qual o Sintraf-Ride está filiado, e do Sindicato dos Bancários de Brasília, que tem dado total apoio à organização dostrabalhadores da Ride. Além de José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN e funcionário do Bradesco; falaram os diretores Adilson de Sousa (Caixa) e José Pacheco (BB), e a secretária geral do Sindicato de Brasília, Cida Sousa, que é funcionária do BRB. O encontro foi prestigiado também por dirigentes da AABB de Formosa e de Cristalina e da Fenabb.

Após relatos sobre as frustrantes negociações realizadas até o momento com os patrões e de alertas para não se alimentar muita expectativa em relação à promessa dos banqueiros de apresentar uma proposta no Dia do Bancário, na próxima terça-feira, todos os dirigentes que discursaram criticaram, sem exceção, as artimanhas e truques dos patrões na tentativa de enrolar os bancários e não atender as nossas reivindicações.

“Precisamos aumentar a mobilização nas agências, nos locais de trabalho. Devemos nos preparar para arrancar aumento real, piso e PLR decentes, barrar a rotatividade de mão de obra, pôr fim às metas abusivas e ao assédio moral que só causa adoecimento dos bancários. Sabemos que só com nossa organização e pressão vamos dobrar os banqueiros”, afirmou Clever Bomfim.

A confraternização seguiu até o meio da tarde, com música ao vivo.