BB recebe do Comando Nacional pauta de reivindicações específicas

O diretor do Sindicato Eduardo Araújo (primeiro à esq.) durante a entrega da pauta específica ao BB

araujopautaO Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, entregou nesta quarta-feira 1º de agosto a pauta específica de reivindicações do funcionalismo à direção do Banco do Brasil. O evento aconteceu na sequência da entrega à Fenaban da pauta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2012, que abrange os trabalhadores de todos os bancos, públicos e privados.

"Fruto de intensas discussões com a base, a pauta específica de reivindicações, aprovada no 23º Congresso Nacional dos Funcionários, reflete o anseio dos bancários por melhores condições de trabalho, por uma remuneração justa, pelo respeito à jornada de 6 horas, enfim, por uma política que de fato tenha foco na valorização do funcionalismo", explica o diretor do Sindicato Eduardo Araújo, que participou da entrega da pauta.

As negociações das questões específicas do Banco do Brasil ocorrerão simultaneamente às discussões da pauta geral dos bancários na mesa da Fenaban. A primeira rodada com o BB foi agendada para os dias 13 e 14 de agosto, em Brasília. Essa rodada acontece entre a primeira e a segunda negociação entre o Comando Nacional e a Fenaban, que ocorrem nos 7 e 8 de agosto e nos dias 15 e 16 de agosto, em São Paulo.

As principais reivindicações específicas do BB

Melhorias no Plano de Carreira e Remuneração.

Negociação do Plano de Comissões.

PLR sem vinculação com o programa de metas Sinergia.

Jornada de 6 horas para todos, sem redução do salário.

Fim da PSO e volta dos caixas e gerentes de serviços para as agências.

Fim dos descomissionamentos e seleção interna para promoção em todos os cargos.

Remoção automática para o preenchimento de todas as vagas de escriturário.

Assinatura do Protocolo de Prevenção de Conflitos e revisão dos Comitês de Ética.

Cassi e Previ para todos, sem redução de direitos.

Fim do voto de Minerva na Previ.

Delegados sindicais para todas as dependências do banco.

Acabar com o truque da direção do BB de enganar os clientes e a sociedade com o "Bom para Todos".

Da Redação com Contraf-CUT