Greve já atinge 80% das agências no Entorno e 90% no DF

Como esperado, a greve se amplia a cada dia e já atinge praticamente 80% (49) das 62 agências bancárias nos 17 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF (Ride).  No Distrito Federal, o movimento, de acordo com levantamento do Sindicato dos Bancários de Brasília, contou com adesão de 90% dos funcionários, atingindo 516 agências e PABs. É o melhor início de greve dos últimos anos.

“A adesão cresce, reforçando a indignação com o descaso dos banqueiros em relação às reivindicações da categoria. A inércia e o silêncio dos patrões, que não negociam desde 4 de setembro, incentivam os trabalhadores e trabalhadoras a aumentarem a mobilização e pressão. Todos sabem que só assim vamos arrancar uma proposta à altura do nosso esforço, responsável pelo alto lucro do setor”, afirma Clever Bomfim, presidente do Sintraf-Ride.

Pressão inútil da direção no Itaú
O superintendente da área comercial do Itaú, Roberto Wagner Jurça, percorreu municípios do Entorno Sul, como Cristalina e Luziânia, nesta quinta, tentando reabrir em vão agências mediante ameaças e pressões aos funcionários. Assim como fez em dias anteriores no DF, o dirigente do banco promoveu “reuniões” com o objetivo de tentar impedir a greve da categoria.
“É uma postura antissindical e assediadora. Os trabalhadores têm direito por lei de fazer greve. E os funcionários deram sua resposta e mantiveram agências fechadas. Os trabalhadores das instituições financeiras que estão sendo ameaçados ou que passarem por situações de pressão ou assédio devem denunciar aos representantes do Sintraf-Ride”, explica Christianne Rodrigues, diretora do sindicato.

Nova assembleia nesta segunda
O Sintraf-Ride e o Sindicato de Brasília convocam todos os bancários e bancárias para nova assembleia nesta segunda-feira (24), às 17h, na Praça do Cebolão, Setor Bancário Sul (SBS), para avaliar, definir os rumos do movimento e analisar uma possível proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).