Mesmo com truques dos banqueiros, mais de 70% param em Brasília

Apesar das ameaças de descomissionamento e de corte do ponto – truques utilizados pelos banqueiros para enfraquecer a mobilização e amedrontar os trabalhadores –, mais de 70% dos bancários e bancárias do Distrito Federal aderiram à greve nesta quarta-feira (19), segundo dia da paralisação da categoria. No total, 449 unidades, entre agências e PABs (postos de atendimento bancário), ficaram fechadas.

“Os números são excelentes para um segundo dia de greve. Se a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) insistir nos 6% de reajuste e nas pífias propostas que apresentou na última rodada de negociação, realizada dia 4 de setembro, em São Paulo, os bancários intensificarão a paralisação em todo o país”, afirma o diretor do Sindicato de Brasília, Eduardo Araújo, que integra o Comando Nacional dos Bancários e representa os trabalhadores do DF nas negociações com os bancos.

Com o slogan ‘Chega de truques, banqueiro!’, a Campanha Nacional 2012 dos bancários luta por aumento real, valorização do piso, mais contratações, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.

“As instituições financeiras, que não enfrentam crise alguma, têm plenas condições de valorizar os trabalhadores e melhorar o atendimento aos clientes e usuários do sistema financeiro”, explica a diretora do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fabiana Uehara, ao lembrar que somente as cinco maiores instituições financeiras tiveram R$ 50,7 bilhões de lucro líquido em 2011, com uma rentabilidade de 21,2%, a maior do mundo. Já no primeiro semestre deste ano, ainda de acordo com Fabiana Uehara, as mesmas instituições apresentaram lucro líquido de R$ 24,6 bilhões, maior que em igual período do ano passado.

Fonte: SEEB Brasília