Greve cresce e já atinge 76% das agências nos 17 municípios do Entorno

A adesão dos trabalhadores do ramo financeiro cresceu no segundo dia de paralisação nacional.  Nesta quarta-feira, praticamente oito em cada dez agências da Região Integrada de Desenvolvimento  Econômico do DF (Ride) foram fechadas. O movimento já atinge 47 agências bancárias do Entorno.

“É a resposta à intransigência dos banqueiros que continuam duvidando da capacidade de luta dos bancários, empurrando a categoria para a greve com propostas insatisfatórias. A greve vai aumentar mais ainda, apesar do território de atuação do Sintraf-Ride ser amplo e envolver 17 municípios goianos. Os bancários estão de parabéns pela coragem e mobiliização em defesa dos seus direitos e reivindicações por melhoria de condições de trabalho e salário”, avalia o presidente do Sindicato, Clever Bomfim.

“A tendência é ampliação da greve, pois os bancários sabem que os patrões só irão contemplar os interesses da categoria com a manutenção e aumento da pressão.  Os bancos têm condições mais do que suficientes para atender os bancários. Compõem o setor que mais fatura no país. Mesmo assim, ofereceram apenas 0,58% de aumento real,  bem menos do que a grande maioria das empresas de outros segmentos já concedeu nos acordos assinados no primeiro semestre", explica Rodrigo Camilo, diretor do Sintraf-Ride e funcionário do BRB.

Os bancários exigem 5% de aumento real, valorização do piso salarial, PLR maior, mais empregos e fim da rotatividade, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades. “É só com a continuidade dessa unidade nacional que teremos mais conquistas e vitória. Por isso, somos a única categoria com Convenção Coletiva de Trabalho nacional, um feito que comemoramos agora 20 anos”, lembra a dirigente sindical, Christianne Rodrigues.

Nesta quinta (20) tem assembleia

Compareça à assembleia conjunta (Sintraf-Ride e Seeb Brasília), nesta quinta (20), às 17h, na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, em Brasília. Vamos avaliar o movimento, traçar mais formas de luta e apreciar, se houver, uma nova proposta patronal.

Comitês de esclarecimento

O sucesso da greve dos bancários depende necessariamente do bom funcionamento dos comitês de esclarecimento, que atuam tanto para aumentar a adesão à paralisação como para explicar à população que a culpa pelo fechamento das agências é da ganância dos banqueiros. E para que essas comissões cumpram seu objetivo é essencial que trodos os trabalhadores participem ativamente da mobilização.

Mais informações com:

Clever Bomfim (9813-9613) - Formosa e Planaltina,

Chris (8233-3070) e Camilo (8413-2489) - De Novo Gama até Cristalina,

Pacheco (8173-9323) - De Santo Antônio do Descoberto até Pirenópolis,

Sede do Sintraf-Ride em Formosa (3631-3525).