Bancários reafirmam decisão e entram em greve. Nova assembleia nesta terça, às 18h

Com a Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, em Brasília, lotada – num claro recado à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de que é preciso melhorar a proposta de 6% apresentada em 28 de agosto – os bancários e bancárias do Distrito Federal e do Entorno participaram em conjunto de assembleia organizativa na noite desta segunda-feira (17) para confirmar a greve por tempo indeterminado a partir desta terça (18).

“Diante dos lucros que ultrapassaram os R$ 25 bilhões somente no primeiro semestre, para citar o resultado apenas das seis maiores instituições financeiras, a Fenaban pode e deve melhorar a proposta de 6%. Os bancos são os únicos responsáveis pela greve dos bancários, já que, mesmo sendo um dos setores que mais lucram na economia brasileira, apresentaram uma proposta muito aquém do que podem oferecer e que os trabalhadores reivindicam”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, que integra o Comando Nacional dos Bancários.

A categoria já havia decidido pela greve por tempo indeterminado a partir de terça em assembléia conjunta (Sindicato dos Bancários de Brasíilia e  Sintraf-Ride) na semana passada após rejeitar a proposta da Fenaban de reajuste salarial de 6%, e que não contém avanços significativos nas reivindicações sobre emprego, saúde, condições de trabalho e segurança. “Ao não apresentarem proposta satisfatória até o momento, os banqueiros nos empurraram para greve, que é a única língua que eles conhecem para atenderem nossas reivindicações”, ressalta Clever Bomfim, presidente do Sintraf-Ride.

Venha reforçar a greve

A greve promete ser uma das maiores já realizadas pelos bancários, única categoria do país com uma convenção coletiva nacional. “Venha participar do nosso movimento. Com a colaboração de cada um de vocês, poderemos avançar nas conquistas, ampliando assim nossos direitos, o que se refletirá em melhor qualidade de vida para todos os trabalhadores e seus familiares. Todos à greve”, convoca o presidente do Sindicato e da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF), Rodrigo Britto.

Se enfrentar pressões ao aderir a greve ou se necessitar informações para comissões de esclarecimentos nas agências, contate os seguintes dirigentes:

Clever Bomfim (9813-9613) - Formosa e Planaltina

Chris (8233-3070) e Camilo (8413-2489) - De Novo Gama a Cristalina

Pacheco (8173-9323) -De Santo Antônio do Descoberto a Pirenópolis

Sede do Sintraf-Ride em Formosa (3631-3525)

Nova assembleia nesta terça (18)

Para avaliar os rumos do movimento e analisar uma possível proposta da Fenaban, o Sindicato convoca todos os bancários e bancárias para nova assembleia nesta terça-feira, às 18h, na Praça do Cebolão, Setor Bancário Sul (SBS).

“O momento é extremamente importante para a categoria. Portanto, não deixe de comparecer à assembleia para ajudar a fortalecer nosso movimento. Você é peça fundamental”, observa a secretária-geral do Sindicato, Cida Sousa.

O que os bancários querem

Confira, abaixo, as principais reivindicações dos bancários:

● Reajuste salarial de 10,25%.

● Piso salarial de R$ 2.416,38.

● PLR maior.

● Mais contratações, proteção contra demissões imotivadas e fim da rotatividade.

● Fim das metas abusivas e combate ao assédio moral.

● Mais segurança.

● Igualdade de oportunidades.