BRB deve ao menos seguir Fenaban; nova negociação nesta segunda (17)

Na última quinta-feira (13), dia em que em uma negociação com o Sindicato o diretor de Gestão de Pessoas e Administração do BRB, Jorge Alves, mais uma vez afirmara que o banco fará um ‘esforço enorme’ para cumprir o pactuado em mesa com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o presidente do banco, Jacques Pena, fazia uma visita de cortesia à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São Paulo, e afirmara que fará gestão no sentido de levar o BRB a assinar a Convenção Coletiva dos Trabalhadores (CCT) com a confederação.

É um avanço o BRB assinar a CCT. Isso implica assumir a obrigatoriedade de seguir ‘ipsis literis’, no mínimo, o que vier a ser pactuado na mesa nacional de negociação entre a Contraf-CUT e a Fenaban. E a partir da CCT discutir as cláusulas específicas do banco.

Esta atitude do presidente do banco demonstra respeito à negociação, à campanha nacional, e também ao conjunto dos trabalhadores do BRB. Demonstra que Jacques Pena, embora hoje na condição de presidente do banco, ao contrário de outras autoridades deste país, não se esquece de seu passado, e reafirma o compromisso assumido quando de sua posse ao visitar o Sindicato ainda em fevereiro deste ano: manter estreito relacionamento com os representantes dos trabalhadores.

Peixe fora d´água

O que destoa disso tudo é a atuação do diretor de Gestão de Pessoas e Administração do BRB, Jorge Alves, que não assume publicamente o compromisso com a proposta da Fenaban em mesa de negociação específica. Ele não está em consonância com o presidente do banco, o que é ruim para os funcionários do BRB, e péssimo neste momento delicado onde podemos entrar em greve justamente por uma postura inadequada do banco.

E nesta segunda-feira (17), às 17h, haverá nova rodada de negociação entre o Sindicato e os representantes do BRB. Esperamos que este descompasso mostrado pelo diretor Jorge Alves se dissipe e ele apresente em nome de toda a diretoria uma proposta real, possível de ser analisada pelos funcionários do BRB.

Do SEEB Brasília