Bancários aprovam greve a partir de terça (18)

A greve começa à zero hora de terça, dia 18. A decisão foi aprovada por aclamação pela categoria em assembléia realizada diante do Edifício Sede I do Banco do Brasil, no Setor Bancário Sul, em Brasília-DF, na noite do dia 12.

Os bancos têm até o início da semana para apresentar uma proposta decente. Caso contrário, a categoria fará nova assembléia organizativa às 19h da segunda-feira (17) para dar início em seguida à greve por tempo indeterminado.

A assembléia do Sintraf-Ride que rejeitou a proposta inicial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e aprovou o indicativo de greve foi realizada em conjunto com o Sindicato dos Bancários de Brasília. A mesma decisão foi tomada em mais de cem sindicatos de todo o país, seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários. A categoria cumpriu deste modo os prazos exigidos pela legislação para informar a população sobre o andamento do movimento.

Assim como o Comando Nacional dos Bancários, a categoria considerou insuficiente a proposta dos bancos de 6% de reajuste sobre todas as verbas salariais, o que significa aumento real de 0,58%. A proposta, que foi prontamente recusada na mesa de negociação, é muito inferior aos reajustes a outras categorias no primeiro semestre. Os trabalhadores de outros setores conquistaram, em média, 2,23% acima da inflação (INPC do IBGE) em 2012.

Os patrões do setor que mais fatura no país mostram de novo sua ganância e intransigência, afirma Clever Bomfim, presidente do Sintraf-Ride, fazendo referência às três rodadas de conversações frustradas com a Fenaban (28 e 29 de agosto e 4 de setembro) e à falta de perspectiva de negociação.  Representados na mesa com a Fenaban, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal também não apresentaram novas propostas e nem agendaram nova negociação.

“Novamente os banqueiros nos empurram para a greve, a única língua que conhecem para dar o devido respeito aos trabalhadores. Vamos mostrar a eles mais uma vez nossa capacidade de organização e luta. A greve seguirá até que os patrões apresentem uma proposta condizente com os lucros e que valorize os bancários, que são os responsáveis, sob todo tipo de metas e pressão e com adoecimentos, pelos bons resultados dos bancos. As seis maiores instituições financeiras do país lucraram mais R$ 25 bilhões somente no primeiro semestre”, acrescenta o presidente.

Para tanto, a diretoria conclama todos a aumentar a mobilização nos locais de trabalho e dialogar com a comunidade, clientes e usuários, explicando que os responsáveis pela greve  são os mesmos que, além de desvalorizar os trabalhadores, faturam alto com tarifas, juros, terceirização e prestação de serviços de má qualidade e insegura.

Todos à assembleia nesta segunda (17), às 19h, diante do Sede I do BB, na Praça do Cebolão (SBS), em Brasília, para organizar a greve.