Todos à Assembleia nesta quarta (12) para aprovar indicativo de greve

O Sintraf-Ride convoca todos os bancários e bancárias para assembleia geral nesta quarta-feira (12) às 18h30, em primeira convocação, e às 19h, em segunda e última convocação, em frente ao Edifício Sede I do Banco do Brasil, no Setor Bancário Sul, em Brasília-DF. A assembléia será realizada em conjunto com o Sindicato dos Bancários de Brasília, para rejeitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e aprovar o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 18, caso até lá os bancos não apresentem uma proposta decente.

O Comando Nacional dos Bancários considerou insuficiente a proposta dos bancos apresentada de 6% de reajuste sobre todas as verbas salariais, o que significa aumento real de 0,58%. A proposta foi prontamente recusada na mesa de negociação porque pesquisa do Dieese aponta que 97% dos 370 reajustes dos acordos salariais do primeiro semestre ficaram, em média, 2,23% acima da inflação calculada pelo INPC, do IBGE. É incompreensóvel que a proposta dos bancos, os que mais faturam, esteja muito distante dos outros setores patronais, afirma Clever Bomfim, presidente do Sintraf-Ride.

Após três rodadas de negociações (28 e 29 de agosto e 4 de setembro) frustradas com os banqueiros, e sem perspectiva de negociação, o Comando não viu outra alternativa a não ser orientar orientou os mais de cem sindicatos a seguirem o cronograma de assembléias para decretar a paralisação geral.

A realização da assembleia nesta quarta (12) para aprovar indicativo de greve para o dia 18, é necessária para o cumprimento dos prazos exigidos pela legislação e informar a população sobre o movimento.

“Estamos desenvolvendo na prática a unidade dos trabalhadores do ramo financeiro. A assembléia conjunta entre bancários do DF e do Entorno é mais uma inovação e nova demonstração da nossa capacidade de mobilização e organização. Serão realizadas assembleias em mais de cem sindicatos país para demonstrar a unidade dos trabalhadores para exigir respeito dos bancos. Por isso é importante a participação de todos”, explica Clever Bomfim, presidente do Sintraf-Ride.

BB e Caixa

Representados na mesa com a Fenaban, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal também não apresentaram novas propostas aos trabalhadores e nem agendaram nova negociação. “Sem nova proposta e sem sinalização de negociação, só resta aos bancários partirem para a greve com força total”, observou o presidente do Sindicato de Brasília e da CUT-DF, Rodrigo Britto.

Chega de truques, banqueiro!

“Os bancários esperavam que os bancos realmente apresentassem uma proposta decente, evitando uma paralisação. No entanto, mais uma vez os bancos se utilizaram de truques para enganar os trabalhadores”, criticou Eduardo Araújo, diretor do SEEB Brasília e integrante do Comando Nacional.

Na avaliação do dirigente sindical, os bancos empurram os bancários para a greve mais uma vez. “Chega de enrolação. Se não nos valorizarem, vamos parar. Queremos uma proposta condizente com o lucro dos bancos, que ultrapassou os R$ 25 bilhões”, acrescentou o dirigente sindical, ao citar o lucro das seis maiores instituições financeiras do país somente no primeiro semestre de 2012.

Aos executivos, tudo; aos bancários, nada

Ao citarem a crise financeira internacional e a ‘queda’ dos lucros para negar aumento para os bancários, os bancos se contradizem. Se para os trabalhadores não há dinheiro em caixa, para os executivos são reservadas verdadeiras fortunas e ainda com aumento real.

“Os bancos aumentaram os bônus de seus executivos e se utilizaram de artifícios contábeis para reduzir a lucratividade, além de continuarem demitindo trabalhadores, o que precariza as condições de trabalho, adoece os bancários e piora a qualidade do atendimento”, destacou Araújo.

Dados fornecidos pelas próprias instituições financeiras à Comissão de Valores Mobiliários revelam que a remuneração média dos diretores estatutários de quatro dos maiores bancos (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander) em 2012 será 9,7% superior à do ano passado, o que significa um aumento real de 4,17%.

A remuneração total dos diretores dos quatro bancos, que inclui as parcelas fixas, variáveis e ganhos com ações, soma este ano R$ 920,7 milhões, contra R$ 839 milhões em 2011. Cada diretor estatutário do BB embolsará este ano mais de R$ 1 milhão, os do Bradesco receberão R$ 4,43 milhões cada um, os do Santander R$ 6,2 milhões. E no Itaú saltou de R$ 7,4 milhões em 2011 para R$ 8,3 milhões este ano.

Clique aqui e leia a íntegra do edital

Da Redação e do SEEB Brasília