Sindicatos cobram mais contratações e investimento em expansão da Caixa

A Caixa anunciou no fim de agosto um programa de expansão que inclui a criação de um banco de investimento com autorização do Banco Central, abertura de 500 novas agências e mais mil casas lotéricas até o fim de 2013. O movimento sindical entende que os planos ousados de expansão da empresa pouco incluem melhorias no atendimento ao público e melhores condições de trabalho para seus empregados.

“Temos que deixar claro que a expansão da Caixa não pode ter como base a exploração dos seus empregados, fato que já está ocorrendo. As agências estão lotadas e é necessária a contratação urgente de mais empregados para essas já abertas”, ressalta a diretora do Sindicato dos Bancários de Brasília e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fabiana Uehara.

O objetivo da empresa é chegar a todos os 5.563 municípios do país. As projeções anunciadas pela Caixa têm o propósito de ampliar a carteira comercial, para que se torne o terceiro maior banco do país em 10 anos. Para isso, a Caixa divulgou que pretende contratar 12 mil empregados até o próximo ano, sendo que, desse contingente, segundo a empresa, já foram chamados 3.500 em 2012.

O número de novos empregados que a Caixa deseja contratar é insuficiente diante da demanda de trabalho. Atualmente, da maneira que a empresa já atua, os empregados não dão conta do serviço e, com a abertura de novas agências, a situação ficará ainda mais crítica.

A categoria reivindica que o ritmo de contratações acompanhe as reais necessidades da empresa, já que é essencial resolver a situação de sobrecarga de trabalho nas unidades. O excesso de trabalho tem sido um dos principais motivos de afastamento e adoecimento dos trabalhadores. O movimento sindical cobra que, até o fim deste ano, a Caixa tenha pelo menos 100 mil empregados.

Mais investimento

Além de mais contratações, é necessário investimento em tecnologia para aperfeiçoar as atividades desempenhadas pelos empregados que hoje precisam digitar as mesmas informações em vários sistemas diferentes.

As entidades representativas dos trabalhadores consideram a proposta da Caixa de expandir a rede de atendimento e ampliar sua participação no mercado positiva. Porém, é necessário que esse crescimento seja acompanhado de uma melhor estruturação para atendimento adequado da população, frente ao aumento continuo das demandas.

Da Contraf-CUT e da Fenae