Em dia de negociação com a Fenaban, Campanha 2016 chega às ruas

Só a Luta te Garante. É com este mote que o Sindicato toma as ruas de Brasília para a Campanha Nacional dos Bancários 2016 a partir desta quinta (18), quando têm início as negociações da pauta geral de reivindicações entre o Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo.

O Sindicato promove o lançamento da Campanha no DF com ato no Setor Comercial Sul, em frente à agência do BRB.

Os bancários reivindicam reajuste de 14,78%, o que representa aumento real de 5% mais inflação projetada em 9,31%, piso de R$ 3.940,24 (Dieese) e manutenção do emprego e mais contratações, além de mecanismos de combate ao assédio moral, igualdade de oportunidades e mais segurança.

O Sindicato convoca os bancários e bancárias para a luta, que este ano enfrentará uma conjuntura ainda mais adversa, com a ameaça iminente aos direitos trabalhistas e sociais pelo governo interino. “Por isso, a mobilização e a unidade da categoria serão determinantes para o sucesso da Campanha Nacional”, ressalta o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

O dirigente sindical acrescenta que, “uma vez que não há crise para o sistema financeiro, é preciso pressionar os banqueiros para conquistarmos condições dignas de trabalho para a categoria bancária e mais avanços”.

Longe da recessão

Os bancos passam ao largo da crise e têm todas as condições de atender as reivindicações dos bancários. Apesar de alguns terem registrado queda nos balanços, os lucros auferidos continuam altíssimos. Levantamento da consultoria Economatica mostra que, entre 300 setores pesquisados no país, o setor bancário foi o que mais lucrou no primeiro trimestre de 2016: 21 instituições financeiras embolsaram, juntas, impressionantes R$ 14,3 bilhões.

Mariluce Fernandes