18ª Conferência Nacional dos Bancários começa nesta sexta (29) para definir pauta de reivindicações

A 18ª Conferência Nacional dos Bancários começa nesta sexta-feira (29), em São Paulo, com a participação de 695 delegadas e delegados de todo o país, incluindo bancários de Brasília, além de observadores brasileiros e de outros países. O evento, que prossegue até domingo (31), vai definir pauta unificada de reivindicações da Campanha Nacional 2016, que será entre à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no dia 9 de agosto.

Neste mesmo dia, o Comando Nacional dos Bancários entrega também um calendário e propõe a marcação de rodadas de negociação, nas quais serão apresentadas as defesas dos direitos dos trabalhadores, o pedido da inflação mais ganho real, e novas conquistas.

Entre os eixos para a Conferência Nacional dos Bancários estão emprego, saúde do trabalhador, segurança bancária, condições de trabalho, remuneração e estratégia para organização da luta e disputa da sociedade.

Seminário

Antes da abertura solene da Conferência, nesta sexta (29), os bancários participam do Seminário: “Sistema Financeiro e Sociedade”, com início às 9h. O evento contará com a presença de personalidades do cenário político e de movimentos sociais e sindicais, que participarão da exposição de três painéis:

Das 9h às 12h - Painel 1 – “Transformações no Sistema Financeiro e seus impactos no Mundo do Trabalho”.

Das 13h às 15h - Painel 2 – “ Novas Ofensivas aos Direitos dos Trabalhadores”

Das 15h às 17h - Painel 3 - Fórum da Resistência – “O Brasil que Queremos”

Após a apresentação dos painéis, haverá o lançamento dos livros: ‘O Brasil que queremos’ e ‘A resistência ao golpe’.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirma presença no seminário.

Quinta-feira - 28 de julho
15h às 18h - Credenciamento

Sexta-feira - 29 de julho

8h30 às 18h – Credenciamento
9h às 18h - Seminário: “Sistema Financeiro e Sociedade”
19h – Votação do Regimento Interno da 18ª Conferência Nacional dos Bancários
19h30 – Abertura solene

Sábado - 30 de julho

08h30 às 12h – Credenciamento
9h – Dieese – Análise dos Resultados dos Bancos e apresentação da Sistematização da Consulta Nacional 2016
10h às 16h – Trabalho em grupos:

Grupo 1 – Emprego.
Grupo 2 - Saúde do Trabalhador, Segurança Bancária e Condições de Trabalho.
Grupo 3 – Remuneração.
Grupo 4 – Estratégia para Organização da Luta e Disputa da Sociedade.
16h – Plenária das Correntes Políticas

Domingo - 31 de julho