Sindicato discute parceria com o Cerest-DF com foco em prevenção

SAÚDE DOS BANCÁRIOS

Em reunião na segunda-feira (27) com representantes do Ministério da Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Distrito Federal (Cerest-DF), o Sindicato discutiu o estabelecimento de uma parceria para a formulação de ações estratégicas para a promoção da saúde de bancários.

A parceria com essas instituições tem como objetivo ampliar a discussão sobre a saúde do trabalhador, de modo a instrumentalizar o Sindicato para atuar na prevenção de doenças da categoria em vez de centrar esforços apenas na cura.

Para o médico sanitarista e assessor técnico da Anvisa, Jorge Sayde, que integra a Coordenação de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, a atuação dos sindicatos ajuda a potencializar as ações que buscam a prevenção de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

Sayde disse que está em curso a formação de um novo conceito em saúde do trabalhador, que difere do modelo de saúde ocupacional.

“Essa parceria é muito importante para a saúde dos bancários. Não mediremos esforços para dar o suporte necessário em prol do sucesso dessa iniciativa”, afirmou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, durante a reunião.

Outros diretores o Sindicato participaram da reunião, além do funcionário aposentado do Banco do Brasil e membro do Conselho de Usuários da Cassi, José Amadeu Alvarenga.

Combate ao assédio moral

O diretor da Secretaria de Saúde, Wadson Boaventura, falou sobre as iniciativas do Sindicato voltadas para a melhoria das condições de trabalho dos bancários, com ênfase na estrutura organizacional e no combate ao assédio moral. Nesse sentido, citou como exemplo a publicação da cartilha ‘100% não é mais o limite’, sobre os riscos psicossociais do trabalho bancário, e a realização de audiências públicas e seminários sobre o mesmo tema.

“Já estamos preparando uma nova edição da cartilha. Agora iremos divulgar os resultados do estudo realizado pela equipe da UnB que trabalha com a psicodinâmica do trabalho junto à categoria bancária”, ressaltou Wadson.

Atuação do Cerest-DF

O Cerest-DF, representado na reunião pela servidora Kelly Barbalho, presta serviço especializado no atendimento à saúde do trabalhador, atuando no tratamento dos acidentados e também de forma preventiva. Também visa garantir a implementação, nos serviços públicos e privados, da notificação compulsória dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Rosane Alves